TRANSFORME O SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA

Tenha um processo de formação de preços assertivo, maximize o lucro, cubra custos e ganhe competitividade

Valore Brasil

Nosso Propósito

Propor soluções através do uso dos métodos de precificação para melhorar o resultado do seu negócio, trabalhando com boas práticas de mercado.

Precificação baseada em custos

O Markup é um método de precificação com base no custo. Por definição, Markup é um índice multiplicador aplicado sobre o custo de um produto / serviço para a formação do preço de venda. Neste caso é necessário levar em consideração os impostos, taxas, despesas e o percentual de lucro desejado.

Regime de Tributação

Imprescindível considerar as taxas e impostos no processo de precificação. Devem ser considerados os principais impostos que incidem sobre as receitas de vendas de produtos e serviços, como ICMS, PIS, COFINS e IPI, cada um com suas respectivas alíquotas, de acordo com o estado e regime de tributação de cada negócio.

Margem de Contribuição

A margem de contribuição representa o quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas e ainda gerar lucro. A margem de contribuição é parte integrante da precificação, se a margem não é conhecida, a empresa pode estar vendendo bastante e ainda assim estar no prejuízo.

Tabelas de Comissões

Importante levar em consideração as comissões sobre vendas no momento da precificação. A comissão de vendas o percentual pago ao profissional de vendas por uma venda feita ou atingimento de uma meta. Para criar um bom modelo de comissionamento é preciso definir metas, taxas de comissões e datas de pagamento. O comissionamento é estratégico para a precificação.


Metodologia Utilizada

Conheça agora os 04 principais passos de nossa metodologia para estruturação do processo de formação do preço de venda.

  • #1

    Apontamento de custos

    Um bom processo de apuração de custos é fundamental para a precificação de produtos e serviços. Este processo se inicia garantindo a confiabilidade dos dados: apontamentos de custos (produção, estoque, ociosidade, ineficiência, perdas, devoluções, etc). Sem os apontamentos não é possível determinar os custos e consequentemente precificar de forma assertiva.

  • #2

    Apuração dos custos

    Após garantidos os apontamentos de custos, é necessário realizar a alocação ou apuração dos mesmos, classificando-os em custos diretos ou indiretos e ainda em fixos ou variáveis. Custos diretos estão ligados diretamente à produção ou aquisição de um produto ou prestação de um serviço, diferentemente do custo indireto. Já os custos variáveis são custos que se alteram conforme o volume de produção e vendas, ao contrário dos custos fixos, independentemente da empresa estar produzindo ou não.

  • #3

    Critério de Rateio

    O rateio de custos é um método para separar custos de acordo com os elementos que participam dele. Geralmente o rateio envolve processos de produção, centros de custos e projetos, dependendo da atividade de cada empresa. Existem alguns métodos tradicionais comumente utilizados: rateio por absorção, por headcount, por atividade e por faturamento. O rateio é imprescindível para embasar a tomada de decisão.

  • #4

    Formação do preço de venda

    Por fim, após estabelecimento de um processo assertivo de apuração de custos é possível tomar decisões para a formação do preço de venda de produtos e serviços, levando em consideração além dos custos, estudos de concorrência e demanda, definindo estratégias para ganhar competitividade diante do mercado.

Valore Brasil

Cases de Sucesso

Veja alguns de nossos cases de sucesso. Entre em contato e saiba mais sobre nossas melhorias que transformaram as organizações.

Diman Serviços Mecânicos

Implantação da rotina de gestão através da reunião mensal de análise de resultados. Realizadas mudanças na gestão através da classificação adequada de gastos, sistematização de relatórios e planejamento orçamentário.

TPC Law

Implantação da rotina de gestão para controles operacionais e tomada de decisões pautada em KPIs, possibilitando um crescimento seguro e sustentável.

Tecca Engenharia de Sistemas

Após o projeto foram fechados dois grandes negócios, resultado de uma maior assertividade na formação do preço de venda. Trabalho feito com foco nos custos diretos e créditos e débitos de impostos.

favicon

Melhorar resultados, JUNTOS!

Com atuação em todo o território nacional, nosso time possui formação multidisciplinar, com perfis analíticos e focados em melhorias. Além disso, nossos profissionais possuem as principais certificações do mercado em Gestão por Processos (CBPP e OCEB), Gestão de Projetos (PMI), Gestão de Serviços em T.I (ITIL e COBIT), Auditores Líderes (IRCA), Inteligência Artificial, dentre outras. Soluções personalizadas para desafios em comum.

Esses são alguns números da Valore Brasil em gerenciamento de projetos

+ 12Anos de mercado
+ 300Projetos no portfólio
+ 3000Processos Melhorados
Valore Brasil

Vamos conversar?

Dê o primeiro passo em direção à transformação dos seus resultados.
Entre em contato conosco preenchendo o formulário a seguir e saiba como podemos te ajudar a alcançar os objetivos da sua organização.


Trabalhe Conosco

Envie seu currículo através do e-mail vaga@valorebrasil.com.br

No título do e-mail insira seu nome completo e cargo pretendido e/ou áreas de interesse. Compartilhe também seu perfil no LinkedIn para conhecermos um pouco mais sobre você.

Onde Estamos

Sempre um escritório perto de você para melhor lhe atender

São Paulo/SPRua Funchal 418 - Edifício E-Tower, 34º e 35º andares | Vila Olímpia
Valore Melhoria