Nosso Propósito
Propor soluções através do uso dos métodos de precificação para melhorar o resultado do seu negócio, trabalhando com boas práticas de mercado.
O Markup é um método de precificação com base no custo. Por definição, Markup é um índice multiplicador aplicado sobre o custo de um produto / serviço para a formação do preço de venda. Neste caso é necessário levar em consideração os impostos, taxas, despesas e o percentual de lucro desejado.
Imprescindível considerar as taxas e impostos no processo de precificação. Devem ser considerados os principais impostos que incidem sobre as receitas de vendas de produtos e serviços, como ICMS, PIS, COFINS e IPI, cada um com suas respectivas alíquotas, de acordo com o estado e regime de tributação de cada negócio.
A margem de contribuição representa o quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas e ainda gerar lucro. A margem de contribuição é parte integrante da precificação, se a margem não é conhecida, a empresa pode estar vendendo bastante e ainda assim estar no prejuízo.
Importante levar em consideração as comissões sobre vendas no momento da precificação. A comissão de vendas o percentual pago ao profissional de vendas por uma venda feita ou atingimento de uma meta. Para criar um bom modelo de comissionamento é preciso definir metas, taxas de comissões e datas de pagamento. O comissionamento é estratégico para a precificação.
Metodologia Utilizada
Conheça agora os 04 principais passos de nossa metodologia para estruturação do processo de formação do preço de venda.
- #1
Apontamento de custos
Um bom processo de apuração de custos é fundamental para a precificação de produtos e serviços. Este processo se inicia garantindo a confiabilidade dos dados: apontamentos de custos (produção, estoque, ociosidade, ineficiência, perdas, devoluções, etc). Sem os apontamentos não é possível determinar os custos e consequentemente precificar de forma assertiva.
- #2
Apuração dos custos
Após garantidos os apontamentos de custos, é necessário realizar a alocação ou apuração dos mesmos, classificando-os em custos diretos ou indiretos e ainda em fixos ou variáveis. Custos diretos estão ligados diretamente à produção ou aquisição de um produto ou prestação de um serviço, diferentemente do custo indireto. Já os custos variáveis são custos que se alteram conforme o volume de produção e vendas, ao contrário dos custos fixos, independentemente da empresa estar produzindo ou não.
- #3
Critério de Rateio
O rateio de custos é um método para separar custos de acordo com os elementos que participam dele. Geralmente o rateio envolve processos de produção, centros de custos e projetos, dependendo da atividade de cada empresa. Existem alguns métodos tradicionais comumente utilizados: rateio por absorção, por headcount, por atividade e por faturamento. O rateio é imprescindível para embasar a tomada de decisão.
- #4
Formação do preço de venda
Por fim, após estabelecimento de um processo assertivo de apuração de custos é possível tomar decisões para a formação do preço de venda de produtos e serviços, levando em consideração além dos custos, estudos de concorrência e demanda, definindo estratégias para ganhar competitividade diante do mercado.
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Esses são alguns números da Valore Brasil em gerenciamento de projetos