Nosso Propósito
Propor soluções através da implantação de escritório de processos - BPM Office - para perpetuar e aprimorar a gestão por processos na organização.
O escritório de processos ou BPM Office é o embaixador da Gestão por Processos de Negócio (BPM) dentro das empresas. É responsável por apoiar toda a organização com metodologias, técnicas, ferramentas e treinamentos em processos desde o nível operacional ao estratégico, dando continuidade às iniciativas BPM, promovendo um ciclo de padronização e melhoria contínua.
O escritório de processos deve difundir a cultura do BPM na organização. Deve capacitar os colaboradores, prover ferramentas e pessoas para mapeamento e melhoria de processos, atender à aberturas de chamados das áreas de negócios, gerenciar o desempenho dos processos alinhar os processos às metas organizacionais, dentre outros.
As principais características do BPM Office envolvem multidisciplinaridade, independência, visão estratégica para conectar os processos às metas organizacionais, promover a integração entre àreas de negócio, inovação e possuir um processo próprio, afinal, deve considerar o mapeamento e melhoria de seus processos buscando otimizar suas funções.
De acordo com o CBOK, o escritório de processos pode ficar posicionado na estrutura organizacional logo abaixo da liderança executiva e conta com profissionais como o analista de processos, o designer de processos, o arquiteto de processos e o gerente de processos, dependendo da estrutura da organização.
Metodologia Utilizada
Conheça agora os 04 principais passos de nossa metodologia para implantar um escritório de processos em sua organização.
- #1
Planejamento
Na primeira etapa são planejados e preparados os recursos que serão parte do escritório de processos. É importante ter uma visão de longo prazo, já que inicialmente não é preciso formar uma equipe madura e com alto custo de investimento. É boa prática formar um grupo pequeno, com profissionais de áreas diferentes da organização, definindo atribuições e atividades para o grupo desenvolver dentro de suas rotinas.
- #2
Conscientização
Após constituição do escritório de processos é necessário realizar um trabalho de conscientização para toda a organização, disseminando a mudança da visão departamental (hierárquica) para a visão processual (mais horizontalizada) de ponta a ponta. A alta liderança deve apoiar este processo comunicando toda a organização, apoiando as ações do escritório, fornecendo autonomia adequada e participando das tomadas de decisões.
- #3
Políticas e procedimentos
Nesta etapa é criado um processo para fazer a gestão por processos, estabelecendo como o escritório irá funcionar. É boa prática criar um passo a passo orientando as principais dúvidas, como: o que fazer para sugerir melhorias, como se comunicar com o escritório, como abrir um chamado para mudança de um processo, procedimento ou documento, como monitorar o desempenho do processo, entre outros.
- #4
Capacitação
Com os processos modelados, o escritório de processos deve capacitar os atores dos processos (colaboradores) e transferir os conhecimentos necessários para perpetuar a gestão por processos na organização. Além disso, deve monitorar a transformação dos processos, realizando diagnósticos, propondo melhorias, acompanhando os planos de ação e mostrando os resultados, contribuindo para a melhoria contínua.
Cases de Sucesso
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Com atuação em todo o território nacional, nosso time possui formação multidisciplinar, com perfis analíticos e focados em melhorias. Além disso, nossos profissionais possuem as principais certificações do mercado em Gestão por Processos (CBPP e OCEB), Gestão de Projetos (PMI), Gestão de Serviços em T.I (ITIL e COBIT), Auditores Líderes (IRCA), Inteligência Artificial, dentre outras. Soluções personalizadas para desafios em comum.
Esses são alguns números da Valore Brasil em gerenciamento de projetos