ROBOTIC PROCESS AUTOMATION - rpa

RPA

Automação de processos

Os Processos de Negócios costumam utilizar 80% dos recursos da empresa, por este motivo a Automação de Processo de Negócio deve ser a linha de frente. 

Com RPA é possível automatizar qualquer atividade que seja repetitiva, escalável e de grande volume.

De acordo com o Gartner* a automação de processo robótica (RPA) é uma ferramenta de produtividade que permite ao usuário configurar um ou mais scripts (que alguns fornecedores chamam de "bots") para ativar pressionamentos de tecla específicos de maneira automatizada. 

O resultado é que os bots podem ser usados ​​para imitar ou emular tarefas selecionadas (etapas da transação) dentro de um processo geral de negócios. Isso pode incluir manipulação de dados, passagem de dados de diferentes aplicativos, acionamento de respostas ou execução de transações. 

O RPA usa uma combinação de tecnologias de interação e descritor da interface do usuário.

Fonte: https://www.gartner.com/en/information-technology/glossary/robotic-process-automation-rpa

benefícios do rpa

Um robô RPA não dorme, não comete erros e custa muito menos do que um funcionário.

Estima-se que até 2021 existam quatro milhões de robôs executando rotinas de escritório, incorporando fluxo de vendas e gerando relatórios. Se continuar neste ritmo, em quanto tempo o RPA vai se tornar uma solução (quase) universal? 

De acordo com Gartner*, o Departamento Financeiro pode economizar 25 mil horas de trabalho com Automação Robótica de Processos. RPA pode evitar retrabalhos causados por erros humanos e ainda prever economias no orçamento. *Fonte: Gartner: Robotic Process Automation can save finance.

DIFERENCIANDO RPA DE OUTRAS AUTOMAÇÕES:
RPA é uma tecnologia capaz de replicar as ações do usuário interagindo e integrando vários processos e atividades. Uma tecnologia complementar, não intrusiva, reversível.

AUTOMATIZAÇÃO NO TRABALHO

como um robô rpa funciona

Clique na imagem ou no link abaixo para assistir ao vídeo

Quais os principais desafios da Transformação Digital?

1. ter percepção de urgência

É essencial para acompanhar as ofertas disponíveis no mercado, sempre tendo em mente as necessidades dos clientes.

2. ABRIR MÃO DO COMANDO E DO CONTROLE

Os líderes precisam abrir mão da ideia de comando e controle e adotar uma postura na qual possa convidar todos a colaborar e trocar e informações.

4. ADOTAR A CULTURA DE EXPERIMENTAÇÃO

É importante implementar MVPs (Produto Mínimo Viável, em português), permitindo testar hipóteses em prazos mais curtos e implementar mudanças enquanto o produto recebe melhorias.

3. aprender rápido

É preciso ter uma estrutura que permita testar hipóteses, construir experimentos rápidos e aprender com ele.

Antes de afirmarmos que um processo deveria ser feito por um robô devemos analisar 5 prismas do processo.

1. MAPEAR O PROCESSO

O primeiro passo é mapear o processo a fim de entender todas as atividades que serão analisadas para a aderência do RPA. Somente após o mapeamento teremos condições de dizer o que deve ser feito por um robô e o que é essencial ser executado por um ser humano. 

2. EXECUÇÃO DE CICLOS POR ATIVIDADE

O segundo item a ser avaliado é a quantidade de ciclos executados por cada atividade, quanto maior o número de repetições, mais sentido faz ela ser feita por um robô e melhor será o custo benefício da ferramenta. Por exemplo uma atividade feita 5 vezes por dia tem um custo benefício muito melhor do que uma atividade feita uma vez por mês.  

3. VERIFICAÇÃO DE FALHAS

O terceiro ponto da lista é a quantidade de falhas, processos com muitas falhas humanas tendem a serem executadas por robôs, pois a máquina tem uma vantagem muito grande na assertividade em relação ao ser humano. O futuro do humano é trabalhar em tarefas pensantes, de análise e criatividade.

4. VELOCIDADE

A velocidade é o quarto ponto de nossa lista, não é possível comparar o tempo de resposta de uma máquina em relação a uma resposta manual feita por uma pessoa. Uma tarefa, como por exemplo, de acessar um site de compras e fazer uma cotação é feita por um robô 3 vezes mais rápida do que por uma pessoa.  

5. DISPONIBILIDADE 24x7

O último ponto a ser considerado é a disponibilidade, o robô após implantado fica disponível 24 horas, 7 dias na semana. Isso é muito vantajoso para quem necessita responder rapidamente um cliente ou mesmo seguir rapidamente com um processo, seja noite ou seja dia. 

escolha do rpa

Por que rpa?

AGILIDADE

Os ganhos são notados em pouco tempo após implantação.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Redução do número de erros aumenta a eficiência, o que permite reduzir custos. 

NÃO INTRUSIVO

Todos os sistemas e rotinas da empresa são mantidos.

BUSINESS FIRST

Processos liderados pelo negócio, com o suporte da TI.

ESCALÁVEL

Os robôs são altamente escaláveis, conforme a necessidade.

robotic process automation

EXEMPLO DE USO DE RPA

No desenho abaixo podemos ver com maior clareza o uso prático de robô para execução de tarefas. Primeiro vemos a situação anterior à implantação do RPA, ou seja, todas as tarefas são manuais executadas por pessoas. 

Já na versão abaixo vemos o uso de robô em 3 tarefas (atividades em laranja). Nesse caso o próprio robô abre um navegador de internet, digita o endereço do site de saúde financeira e copia os dados para o ERP e, no final do processo ainda entra em contato com o cliente seja por e-mail ou WhatsApp para efetuar a venda do melhor serviço para aquele cliente. 

Metodologia de trabalho da Valore Melhoria

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