Tudo que você precisa saber sobre orçamento empresarial

Previsto x Realizado

Distribua metas de vendas e gastos para que todos saibam onde tem que chegar. Saiba com antecedência qual deverá ser seu resultado.

Saiba mais

VALORE MELHORIA

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Quais são os planos de sua empresa para os próximos meses?
E para os próximos anos?

Conheça a relação entre a GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, PROJEÇÕES e SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS.

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA

Realizar uma boa Gestão Orçamentária é um processo essencial para o sucesso e estabilidade de qualquer empresa no mercado.

A gestão orçamentária envolve uma série de etapas a serem seguidas, como a estruturação do Plano Orçamentário, Projeção de Cenários e Avaliação de Resultados.

PROJEÇÕES E SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS

Qual o faturamento esperado pela sua empresa dentro de um determinado período?
Qual a projeção de seu Fluxo de Caixa?

Essas e outras questões podem ser elaboradas na estruturação de um Plano Orçamentário, bem como a Simulação de Cenários diante das situações projetadas.



ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Tire suas dúvidas com nossos Consultores Especialistas em Orçamento Empresarial a qualquer momento. A nossa resposta é rápida. 

Somos uma equipe focada em controles com experiência há +10 anos. Utilizamos a CONTROLADORIA para melhorar o resultado do seu negócio.


BOAS PRÁTICAS

ORÇAMENTO
EMPRESARIAL

Conheça algumas diretrizes para uma boa Política Orçamentária para a sua empresa.

O Orçamento Empresarial acontece quando há um planejamento com fim de apuração de ganho, despesas e investimentos que uma empresa pode desejar obter em um determinado período. Ele pode ser utilizado entre 1 a 3 anos à frente. Mas isso pode variar de setor para setor.

Veja abaixo algumas diretrizes para uma Política Orçamentária ou Orçamento Empresarial.

Considerando as particularidades das operações, o método a ser utilizado será o de confronto entre receitas e despesas operacionais, considerando ainda os dispêndios com os investimentos nas atividades, buscando dessa forma o equilíbrio entre o orçamento proposto e compromissado com o Planejamento Estratégico, e a avaliação da realidade operacional considerando aspectos econômico-financeiros em geral.

CONTROLE E GESTÃO

A Controladoria será a guardiã do orçamento

O Principio da Austeridade estará presente em todas as fases do Planejamento Orçamentário, devendo cada gestor de Centro de Custos garantir sua parcela de contribuição no rigor com que as projeções serão feitas, buscando maximizar o resultado e permitir que todos participem dos frutos colhidos.

Não haverá distinção dentro do quadro de colaboradores da empresa, devendo, portanto, todos se submeterem as premissas de maximização dos resultados, as quais são aderentes ao pensamento do Conselho de Administração.

A Controladoria será a guardiã do orçamento, devendo angariar as projeções individuais e consolida-las em forma de uma peça única.

O Superintendente terá absoluto poder e autoridade sobre o orçamento, podendo sugerir mudanças, aperfeiçoamentos e reenquadramentos sobre todos as peças que compõem o orçamento, submetendo-se apenas ao Conselho de Administração.


PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTOS

Quer saber como criar e acompanhar o ORÇAMENTO em sua empresa?

ORÇAMENTO BASE ZERO

O Conceito de Orçamento Base Zero (OBZ) é creditado a Peter Phyrr devido à sua implantação na Texas Instruments na década de 1960, tendo seus resultados sido publicados em 1970 pela Harvard Business Review. O OBZ consiste na elaboração de uma base orçamentária para um determinado período, sem levar em consideração os orçamentos de períodos anteriores.

O orçamento de uma empresa ou departamento deve estar alinhado à estratégia da empresa. Primeiramente é preciso estabelecer claramente quais são as metas e objetivos do período e, a partir daí, estabelecer as bases orçamentárias. 

O conceito de Orçamento Base Zero possui duas premissas básicas:
     1. Assegurar a sobrevivência da empresa no pior cenário e ser capaz de aproveitar as oportunidades advindas dos melhores cenários.
     2. O total de gastos fixos deve se situar próximo da Margem de Contribuição da empresa no pior cenário possível. 


ORÇAMENTO HISTÓRICO

Também conhecido apenas como Orçamento Histórico, este modelo é gerado a partir dos números do ano anterior. Basicamente, é calculado o quanto se deseja elevar a receita e quanto os custos e despesas deverão subir para dar suporte a esses objetivos.

Uma das vantagens deste modelo é que ele envolve menos pessoas, pois não é necessário revisitar e justificar todas as atividades da empresa para gerar o novo orçamento. Sendo assim, também é mais rápido de ser feito.

Além disso, com o Orçamento Histórico, pode-se evitar distorções na hora de definir os custos de uma determinada atividade, pois já existe uma base a partir dos números do ano anterior. Dessa forma, não é necessário estimar os custos do zero para cumprir com o planejamento estabelecido.


ORÇAMENTO MATRICIAL

O Orçamento Matricial é uma metodologia na qual as receitas e despesas são analisadas cruzando linhas e colunas, como em uma matriz. Normalmente, em uma empresa, os centros de custo possuem um gestor que é responsável por gerir o orçamento.

Na visão matricial, o gestor de pacote administra o orçamento de um tipo de despesa para todos os centros de custos mantendo uma análise imparcial dos custos e promovendo o benchmarking entre os setores. Na etapa de aprovação, o orçamento é finalizado e inicia-se a fase acompanhamento.

Por meio da gestão matricial de despesas, é possível comparar o Planejado x Realizado e analisar a linha da tendência, para ter uma visão se o que foi definido inicialmente irá atingir o objetivo final. Caso os valores estejam fora do que foi determinado, é possível criar Planos de Ação para atingir os números almejados. 


ORÇAMENTO COLABORATIVO

O Orçamento Colaborativo, também conhecido como participativo ou descentralizado, tem ganhado uma força crescente no meio empresarial. Trata-se de um conceito comum quando falamos de administração pública, em que determinada comunidade participa do processo de decisão acerca da destinação dos recursos arrecadados.Essas decisões são tomadas baseadas em votações e reuniões deliberativas nas quais os cidadãos são agentes centrais das resoluções que foram definidas.

Na iniciativa privada o raciocínio é similar - há uma promoção da descentralização do processo de decisão, ou seja, cada centro de custo opina diretamente no momento de determinar o orçamento pelo qual será responsável.

O Orçamento Colaborativo afeta diretamente o engajamento da equipe, que se sente mais impactante para os rumos da empresa e, consequentemente, se torna mais empenhada em manter as despesas ajustadas ao valor que ajudou a determinar.

Quais são os 06 principais passos
para criar um
ORÇAMENTO EMPRESARIAL?


Agora que você já sabe o que é o Orçamento Empresarial e a sua importância no processo de crescimento de um negócio, apresentaremos um passo a passo para elaborar o documento.

Separamos as 06 etapas imprescindíveis para o sucesso do processo de definição do orçamento.
FIQUE ATENTO ÀS DICAS QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ!

1. Faça um diagnóstico
do negócio

A primeira etapa para montar um bom orçamento empresarial é a realização de um diagnóstico geral. Conheça a realidade atual da empresa.

  • DEFINA A média de vendas anual
  • CONHEÇA O LUCRO MÉDIO ALCANÇADO
  • as sazonalidades nas vendas

2. Estabeleça os objetivos
e metas da empresa

As metas são um fator preponderante para o sucesso de um negócio, mas precisam estar de acordo com a estrutura e recursos disponíveis.

  • conferir seu Plano de Negócios
  • objetivos gerais da empresa
  • deFINA as áreas DA EMPRESA

3. o que deve constar
em seu orçamento

Essa é uma fase muito importante, visto que quanto mais completo for o seu orçamento, maiores serão as chances de você obter bons resultados.

  • CUSTOS E DESPESAS
  • fluxo de caixa projetado
  • investimentos E EMPRÉSTIMOS

Você pratica os 6 passos listados aqui na elaboração do seu ORÇAMENTO EMPRESARIAL? Não?
Clique no botão abaixo e troque uma ideia com um Consultor Especialista.

4. Liste todos os seus
GASTOS fixos e variáveis

Esta etapa consiste em anotar suas despesas fixas e variáveis. É importante salientar a importância de conhecer essas despesas com exatidão.

  • GASTOS FIXOS E VARIÁVEIS
  • GASTOS DIRETOS E INDIRETOS
  • GASTOS COM TERCEIROS

5. Faça uma projeção
para o período

Monte um calendário com as etapas que você pretende cumprir ao longo do ano. Isso o ajudará a evitar que os seus gastos extrapolem o limite.

  • estimE SUAS receitas e despesas
  • provisIONE o capital de giro
  • projeTE o crescimento DO NEGÓCIO

6. Acompanhe
os resultados

É fundamental acompanhar o cumprimento do orçamento ao longo do ano. O monitoramento é uma fase imprescindível para o sucesso.

  • ENCONTRE POSSÍVEIS falhas
  • identifique oportunidades
  • favoreÇA a sua competitividade

quem somos

A Valore Brasil é uma consultoria especializada com consultores altamente capacitados. Propomos soluções que geram valor com garantia e compromisso das melhores práticas de mercado. Prova disso são nossos inúmeros casos de sucesso.

Meu nome é Adiel Lima,

"Comecei a ajudar empresas a melhorarem seus sistemas de Gestão Empresarial após perceber que muitas vezes os empresários compravam sistemas de gestão complexos, mas não tinham seus indicadores bem definidos pela alta gestão. Não possuíam uma controladoria eficaz. Percebi que pequenas e médias empresas poderiam se beneficiar muito do nosso atendimento. Poder aplicar os mesmos indicadores que grandes empresas de capital aberto usam e conseguir dar mais segurança para o empresário tomar decisões estratégicas seguras, pautadas em dados e relatórios reais do seu negócio é o que nos move. Falamos a língua do empresário. Trazemos para situações práticas os conceitos de gestão usados nas melhores universidades do país graças ao nosso berço de conhecimento que foi a FEA USP-RP."
Diretor e Founder da Valore Brasil Consultoria em Melhoria de Processos e Delegado Regional ABPMP interior SP - Certificações em ITIL V3, OCEB pela OMG e CBPP em Gestão de Processos pela ABPMP Brasil.

Gestão financeira empresarial

+300 projetos
ATENDIDOS

+10

Anos DE MERCADO


+3.000

Processos MELHORADOS (BPM)


Brasil

ATENDEMOS Todo território nacional


Certificações

CERTIFICAÇÕES INTERNACIONAIS
PMP, CBPP e OCEB

Missão

Implantar melhorias através de BPM e CONTROLADORIA para ficarmos marcados na vida da empresa cliente.

Visão

Ser a consultoria mais indicada do estado de São Paulo por grandes transformações no resultado do negócio do cliente.

Valores

Mudança, Transparência e Meritocracia.

CLIENTES

Entre em contato com nossos clientes e pergunte sobre nós.
A transparência é a melhor ferramenta para uma boa parceria.

Depoimento:
Dr. Bel. José Roberto de Almeida Guimarães

"O projeto com a Valore Brasil possibilitou um maior envolvimento de toda equipe do Cartório na obtenção de resultados."

www.tabeliao.com.br

Gestão financeira empresarial

VAMOS TOMAR UM CAFÉ?

Gostaríamos muito de conversar pessoalmente e tirar todas as suas dúvidas sobre nossa metodologia, para que juntos possamos encontrar o melhor caminho para o SEU SUCESSO! 

Entre em contato e fale com um consultor. 

SEMPRE UM ESCRITÓRIO PERTO DE VOCÊ PARA MELHOR LHE ATENDER

NOSSOS ESCRITÓRIOS