ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Veja algumas diretrizes para uma Política Orçamentária.

O Orçamento Empresarial é quando há um planejamento com fim de apuração de ganho, despesas e investimentos que uma empresa pode ter em um determinado período, mais utilizado entre 1 a 3 anos futuros. Mas, o período pode variar de setor para setor.

Veja abaixo algumas diretrizes para uma Política Orçamentária ou Orçamento Empresarial.

O período do orçamento coincidirá com o ano fiscal.

Considerando as particularidades das operações, o método a ser utilizado será o de confronto entre receitas e despesas operacionais, considerando ainda os dispêndios com os investimentos nas atividades, buscando dessa forma o equilíbrio entre o orçamento proposto e compromissado com o Planejamento Estratégico, e a avaliação da realidade operacional e econômico-financeira.

O Principio da austeridade estará presente em todas as fases do planejamento orçamentário, devendo cada gestor de centro de custos garantir sua parcela de contribuição no rigor com que as projeções serão feitas, buscando maximizar o resultado e permitir que todos participem dos frutos colhidos.

Não haverá distinção dentro do quadro de colaboradores da empresa, devendo, portanto, todos se submeterem as premissas de maximização dos resultados, as quais são aderentes ao pensamento do Conselho de Administração.

A Controladoria será a guardiã do orçamento, devendo angariar as projeções individuais e consolida-las em forma de uma peça única.

O Superintendente terá absoluto poder e autoridade sobre o orçamento, podendo sugerir mudanças, aperfeiçoamentos e reenquadramentos sobre todos as peças que compõem o orçamento, submetendo-se apenas ao Conselho de Administração.

Orçamento

O gestor do orçamento elaborará e divulgará o padrão de critérios que será utilizado pelos responsáveis das Áreas no preenchimento dos dados para elaboração do orçamento através de um Manual de Normas e Procedimentos para a Elaboração de Previsões Orçamentárias.

A elaboração da previsão de gastos será descentralizada e a consolidação e validação será centralizada.

A elaboração e validação da previsão de receitas será centralizada.

O orçamento abrangerá:

- Dispêndios com os investimentos das atividades.

- Gastos/Custos operacionais.

- Despesas administrativas da empresa.

Em relação ao grau de análise o orçamento deve possibilitar a previsão e acompanhamento no nível de detalhe definido pelos níveis decisórios e gerenciais:orçamento

Atividades de custeio

Naturezas de gastos

O orçamento contempla o prazo previsto no Planejamento Estratégico, com horizonte anual, sendo que o ano em análise será detalhado mensalmente.

O orçamento é derivado das diretrizes do Planejamento Estratégico definidas pela Direção e levará em consideração as expectativas de retorno, os dados históricos, o plano de novos negócios, inclusive quanto a Política de Distribuição de Dividendos, a conjuntura econômica e as oportunidades de mercado em termos de Contratos Especiais.

Somos uma consultoria especializada em implantação de Orçamento Empresarial, o qual é uma ferramenta imprescindível para o sucesso do seu negócio. Entre em contato conosco para entendermos melhor suas necessidades.

Artigos Relacionados

JÁ PENSOU EM CONTROLADORIA PARA SUA EMPRESA DE PEQUENO E MÉDIO PORTE?

Grandes empresas possuem um setor de controladoria. Mas e as pequenas e médias empresas, quando devem implantar uma controladoria?

SAIBA QUAIS SÃO AS 3 CATEGORIAS MAIS COMUNS DE INDICADORES - KPIS

Peter Drucher, considerado o “pai da Administração” diz que o que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Esta é uma verdade que trazem os gestores para a realidade dos negócios, afinal, é isso mesmo, não é possível saber o desempenho de um negócio se não existem métodos claros e determinados para avaliar os resultados obtidos.

SAIBA MAIS

Por que fazer mapeamento de processos por departamento é errado?

Saiba por que na visão do BPM é conceitualmente errado deixar para que os departamentos definam como devam ser os processos, acesse o texto completo aqui e veja em tópicos; o problema, a solução e as dificuldades para essa mudança da cultura organizacional.

SAIBA MAIS

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

O Orçamento Empresarial é quando há um planejamento com fim de apuração de ganho, despesas e investimentos que uma empresa pode ter em um determinado período, mais utilizado entre 1 a 3 anos futuros. Mas, o período pode variar de setor para setor.

Clique ao lado e veja algumas diretrizes para uma Política Orçamentária ou Orçamento Empresarial.

SAIBA MAIS

conteúdos

Aproveite nossos conteúdos

quem somos

A Valore Brasil é uma consultoria especializada com consultores altamente capacitados. Propomos soluções que geram valor com garantia e compromisso das melhores práticas de mercado. Prova disso são nossos inúmeros casos de sucesso.

Meu nome é Adiel Lima,

"Comecei a ajudar empresas a melhorarem seus sistemas de Gestão Empresarial após perceber que muitas vezes os empresários compravam sistemas de gestão complexos, mas não tinham seus indicadores bem definidos pela alta gestão. Não possuíam uma controladoria eficaz. Percebi que pequenas e médias empresas poderiam se beneficiar muito do nosso atendimento. Poder aplicar os mesmos indicadores que grandes empresas de capital aberto usam e conseguir dar mais segurança para o empresário tomar decisões estratégicas seguras, pautadas em dados e relatórios reais do seu negócio é o que nos move. Falamos a língua do empresário. Trazemos para situações práticas os conceitos de gestão usados nas melhores universidades do país graças ao nosso berço de conhecimento que foi a FEA USP-RP."
Diretor e Founder da Valore Brasil Consultoria em Melhoria de Processos e Delegado Regional ABPMP interior SP - Certificações em ITIL V3, OCEB pela OMG e CBPP em Gestão de Processos pela ABPMP Brasil.

Conheça o nosso time, clique aqui.

Gestão financeira empresarial

Mais de 300 projetos ATENDIDOS

+20

Anos

Experiência profissional, acadêmica e certificações da equipe internacionais. Com mais de 20 anos de atuação.

+300

Clientes Atendidos

Mais de 300 clientes já atendidos em todo território nacional.

Brasil

Todo território nacional

Atendemos em todo território nacional, os 26 estados e Distrito Federal.

+1000

Processos Mapeados

Mais de 1000 processos já mapeados.

Missão

Implantar melhorias através de BPM e CONTROLADORIA para ficarmos marcados na vida da empresa cliente.

Visão

Ser a consultoria mais indicada do estado de São Paulo por grandes transformações no resultado do negócio do cliente.

Valores

Mudança, Transparência e Meritocracia.

CLIENTES

Entre em contato com nossos clientes e pergunte sobre nós.
A transparência é a melhor ferramenta para uma boa parceria.

Depoimento:
Dr. Bel. José Roberto de Almeida Guimarães

"O projeto com a Valore Brasil possibilitou um maior envolvimento de toda equipe do Cartório na obtenção de resultados."

www.tabeliao.com.br

Gestão financeira empresarial

VAMOS TOMAR UM CAFÉ?

Gostaríamos muito de conversar pessoalmente e tirar todas as suas dúvidas sobre nossa metodologia, para que juntos possamos encontrar o melhor caminho para o SEU SUCESSO! 

Entre em contato e fale com um consultor. 

ONDE ESTAMOS Av.Presidente Vargas, 2121 - Edifício Times Square - Sala 1603 - Ribeirão Preto/SP