Peter Drucher, considerado o “pai da Administração” diz que o que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Esta é uma verdade que trazem os gestores para a realidade dos negócios, afinal, é isso mesmo, não é possível saber o desempenho de um negócio se não existem métodos claros e determinados para avaliar os resultados obtidos.
E é nesse ponto que o conceito de indicadores-chave de desempenho entra na história. Normalmente, quando se fala desse assunto, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o desempenho financeiro. Ele é importante, mas não é a única coisa que deve ser mensurada quando consideramos a performance do negócio como um todo.
• Você sabe se o seu negócio está sendo lucrativo?
• Sabe se a capacidade da sua equipe está sendo devidamente aproveitada?
• Se os seus clientes e funcionários estão satisfeitos?
• Como você sabe que está, efetivamente, progredindo, afinal?
Também conhecidos como KPI (Key Performance Indicator), os indicadores-chave de desempenho são informações que quantificam a performance da empresa de acordo com seus propósitos. Ou seja, através dos dados analisados pelos KPIs você obtém informações capazes de orientar as ações do seu negócio a fim de cumprir a meta correspondente de cada indicador.
Contudo, para interpretar um KPI é preciso entendê-lo com clareza. Fuja de indicadores-chave complexos que só vão atrapalhar o monitoramento. Abandone também as métricas cujos resultados fornecidos não poderão sofrer alterações, nem mesmo com investimentos ou mudanças de estratégia.
Agora que entramos no universo dos KPIs é comum que você se sinta um pouco sobrecarregado de informações. No entanto, fique tranquilo! Quanto mais simples for sua abordagem, melhor. Por isso, indicadores de desempenho devem ser:
• Objetivos;
• Mensuráveis ou verificáveis;
• Fundamentados.