Indicadores-chave de Desempenho

Peter Drucher, considerado o “pai da Administração” diz que o que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Esta é uma verdade que trazem os gestores para a realidade dos negócios, afinal, é isso mesmo, não é possível saber o desempenho de um negócio se não existem métodos claros e determinados para avaliar os resultados obtidos.

E é nesse ponto que o conceito de indicadores-chave de desempenho entra na história. Normalmente, quando se fala desse assunto, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o desempenho financeiro. Ele é importante, mas não é a única coisa que deve ser mensurada quando consideramos a performance do negócio como um todo.
      • Você sabe se o seu negócio está sendo lucrativo?
      • Sabe se a capacidade da sua equipe está sendo devidamente aproveitada?
      • Se os seus clientes e funcionários estão satisfeitos?
      • Como você sabe que está, efetivamente, progredindo, afinal?

Também conhecidos como KPI (Key Performance Indicator), os indicadores-chave de desempenho são informações que quantificam a performance da empresa de acordo com seus propósitos. Ou seja, através dos dados analisados pelos KPIs você obtém informações capazes de orientar as ações do seu negócio a fim de cumprir a meta correspondente de cada indicador.

Contudo, para interpretar um KPI é preciso entendê-lo com clareza. Fuja de indicadores-chave complexos que só vão atrapalhar o monitoramento. Abandone também as métricas cujos resultados fornecidos não poderão sofrer alterações, nem mesmo com investimentos ou mudanças de estratégia.

Agora que entramos no universo dos KPIs é comum que você se sinta um pouco sobrecarregado de informações. No entanto, fique tranquilo! Quanto mais simples for sua abordagem, melhor. Por isso, indicadores de desempenho devem ser:
      • Objetivos;
      • Mensuráveis ou verificáveis;
      • Fundamentados. 

KPI
Key Performance Indicator

3 tipos de indicadores de desempenho

Em praticamente todas as empresas existem ao menos três categorias comuns de indicadores de desempenho.
Confira, a seguir, quais são elas e para que servem.

OPERACIONAIS

Os indicadores de desempenho operacionais articulam com clareza informações detalhadas e oportunas que são usadas para tomar decisões cotidianas ou tomar ações corretivas sobre processos.

Esses indicadores geralmente são complexos por usarem fórmulas com dados de várias origens.

TÁTICOS

Os indicadores táticos de desempenho não trazem à tona dados tão “reais” quanto os operacionais, e geralmente não são avaliados em condições absolutas. Eles são mais analíticos, apontam informações contextuais e a capacidade de explorar os dados, e tendem a orientar os gestores para o processo de decisão.

Em resumo, os indicadores táticos estão diretamente relacionados aos objetivos estratégicos da empresa. Digamos que um dos objetivos fosse “aumentar a receita de vendas do produto A”, os indicadores táticos responderiam a questão central sobre “como” isso iria acontecer - eles são o plano de ação.

ESTRATÉGICOS

Os indicadores estratégicos de desempenho são comumente usados para alinhar os objetivos estratégicos de uma empresa. Eles acompanham as métricas de desempenho em relação aos objetivos macros traçados pela diretoria.

Como resultado, esses indicadores tendem a resumir o desempenho em períodos de tempo definidos: mês passado, trimestre ou ano. Podemos dizer que eles respondem a pergunta “conseguimos ou não aumentar as receitas de vendas?” através de números e dados reais e gerais.

Escolhendo os indicadores mais importantes do seu negócio
DICAS de ouro:

• Indicadores mal definidos podem gerar decisões equivocadas.
• Busque sempre criar Indicadores Inteligentes, que reflitam a estratégia e a realidade da organização.
• Utilize o Princípio de Pareto para identificar os 80% dos resultados que decorrem de 20% das causas. Para isso, siga os seguintes passos:

1. Escolha indicadores que estão diretamente relacionados aos seus objetivos de negócio

• Quais são os objetivos estratégicos da minha empresa?
• Quais ações precisaremos fazer para conseguir alcançar esses objetivos?
• Quais destas ações são importantes e prioritárias, por causarem uma influência direta nesses resultados esperados?

2. Concentre-se em alguns indicadores-chave, em vez de tentar medir tudo

Cada empresa ou modelo de negócio se diferem, por isso, é difícil identificar um número exato de indicadores a serem definidos e acompanhados.

O que os especialistas apontam é que, a melhor estratégia é identificar entre 4-10 indicadores considerados "chave" para o core business.  À medida que a cultura de medição de indicadores de desempenho vai se instalando na empresa, é possível incorporar outros. 

3. Considere o atual estágio da sua empresa
Dependendo do estágio de sua empresa, determinados indicadores serão mais importantes que outros.

Empresas em estágio inicial geralmente se concentram em indicadores relacionados à validação do modelo de negócio, enquanto organizações mais estabelecidas focam em indicadores como custo por aquisição e valor de tempo de vida do cliente, por exemplo. 
4. Faça benchmarking com empresas parceiras

É interessante trocar ideia com empresas que já têm uma cultura de medição de desempenho por meio de indicadores.

O chamado benchmarking pode lhe ajudar a se basear em experiências já estabelecidas, produzir insights poderosos. Realize-o com seus parceiros de negócio ou com empresas que atuam em ramos similares, mas que não são propriamente concorrentes. Dessa forma, você será mais bem recebido para tratar do assunto. 

5. POTENCIALIZE OS RESULTADOS

Para potencializar e medir de forma efetiva e correta os resultados, os gestores mais bem-sucedidos atrelam seus diferentes indicadores de desempenho. 

Os indicadores operacionais entregam resultados necessários para que os táticos sejam atingidos, os indicadores táticos, por sua vez, entregam resultados que visam o atingimento dos estratégicos, e os indicadores estratégicos demonstram se os objetivos gerais foram atingidos. 

METODOLOGIA EXCLUSIVA 
VALORE BRASIL

A metodologia exclusiva desenvolvida pela Valore Brasil se baseia em quatro pilares:

DIGNÓSTICO KPIS

Relatório histórico (12 meses) com os principais indicadores que direcionam o Resultado do Negócio. 

FASE 1 DA IMPLANTAÇÃO

PLANO DE METAS

Com meritocracias ligadas aos responsáveis pelos KPIs para melhoria do resultado da empresa. 

FASE 2 DA IMPLANTAÇÃO

REPORT MENSAL

Com o Previsto vs. Realizados dos KPIs para mensurar o desempenho da empresa. 

PROCESSO DECISÓRIO

PLANOS DE AÇÃO

Gerados nas reuniões mensais servem para melhorar os KPIs que estão abaixo das metas. 

MUDANÇA

DIAGNÓSTICO DE KPIs

Importante reforçar que o Diagnóstico não consiste em analisar o que a empresa tem e sim o que a empresa precisa. 

Por essa razão, algumas vezes se faz necessário ter posicionamento firme para demonstrar os indicadores necessários, mesmo que os KPIs possam revelar resultados insatisfatórios.

Conforme a nossa metodologia exclusiva de Gestão por KPIs, a lista de KPIs marca, oficialmente, o início do desenvolvimento do trabalho. 

Depois do entendimento inicial do negócio, a Valore Brasil identifica os principais indicadores necessários para direcionar a gestão da empresa.  

Nesse ponto o diferencial é justamente focar nos indicadores que a empresa precisa estar atenta para melhorar sua gestão e não simplesmente nos dados existentes da empresa. 

ÁRVORE DE INDICADORES

É importante construir uma árvore de indicadores, colocando no topo dessa árvore o principal indicador que se deseja mensurar. Ele deve estar ligado às metas do Presidente / CEO e refletir a saúde financeira da instituição. Alguns bons exemplos são o EBITDA, o Lucro Líquido e até mesmo o Valor Econômico Adicionado (EVA). 

Em seguida, deve-se desdobrar esse indicador, vinculando-o aos indicadores operacionais e de processos. Nenhum indicador deveria existir se não estiver de alguma forma contido nessa árvore, em uma relação de causa e efeito

Dessa forma, começa-se a ter clareza do impacto dos principais processos no resultado econômico-financeiro da empresa e se pode direcionar esforços, focando no que realmente importa. Por exemplo: 
      • Qual o impacto financeiro em se reduzir as perdas em 1%? 
      • Quanto ganharemos se aumentarmos a produtividade de uma determinada área em 5%?

quem somos

A Valore Brasil é uma consultoria especializada com consultores altamente capacitados. Propomos soluções que geram valor com garantia e compromisso das melhores práticas de mercado. Prova disso são nossos inúmeros casos de sucesso.

Meu nome é Adiel Lima,

"Comecei a ajudar empresas a melhorarem seus sistemas de Gestão Empresarial após perceber que muitas vezes os empresários compravam sistemas de gestão complexos, mas não tinham seus indicadores bem definidos pela alta gestão. Não possuíam uma controladoria eficaz. Percebi que pequenas e médias empresas poderiam se beneficiar muito do nosso atendimento. Poder aplicar os mesmos indicadores que grandes empresas de capital aberto usam e conseguir dar mais segurança para o empresário tomar decisões estratégicas seguras, pautadas em dados e relatórios reais do seu negócio é o que nos move. Falamos a língua do empresário. Trazemos para situações práticas os conceitos de gestão usados nas melhores universidades do país graças ao nosso berço de conhecimento que foi a FEA USP-RP."
Diretor e Founder da Valore Brasil Consultoria em Melhoria de Processos e Delegado Regional ABPMP interior SP - Certificações em ITIL V3, OCEB pela OMG e CBPP em Gestão de Processos pela ABPMP Brasil.

Conheça o nosso time, clique aqui.

Gestão financeira empresarial

+300 projetos
ATENDIDOS

+10

Anos DE MERCADO


+3.000

Processos MELHORADOS (BPM)


Brasil

ATENDEMOS Todo território nacional


Certificações

CERTIFICAÇÕES INTERNACIONAIS
PMP, CBPP e OCEB

Missão

Implantar melhorias através de BPM e CONTROLADORIA para ficarmos marcados na vida da empresa cliente.

Visão

Ser a consultoria mais indicada do estado de São Paulo por grandes transformações no resultado do negócio do cliente.

Valores

Mudança, Transparência e Meritocracia.

CLIENTES

Entre em contato com nossos clientes e pergunte sobre nós.
A transparência é a melhor ferramenta para uma boa parceria.

Depoimento:
Dr. Bel. José Roberto de Almeida Guimarães

"O projeto com a Valore Brasil possibilitou um maior envolvimento de toda equipe do Cartório na obtenção de resultados."

www.tabeliao.com.br

Gestão financeira empresarial

VAMOS TOMAR UM CAFÉ?

Gostaríamos muito de conversar pessoalmente e tirar todas as suas dúvidas sobre nossa metodologia, para que juntos possamos encontrar o melhor caminho para o SEU SUCESSO! 

Entre em contato e fale com um consultor. 

ONDE ESTAMOS Av.Presidente Vargas, 2121 - Edifício Times Square - Sala 1603 - Ribeirão Preto/SP