Tudo O que você precisa saber sobre GERENCIAMENTO DE CRISE


Os crescentes casos de Coronavírus (COVID-19) no Brasil e no mundo materializaram um cenário de crise que já apresenta repercussões significativas para muitas organizações. 

Qual o impacto que isso pode gerar em seu Fluxo de Caixa?

Saiba mais

VALORE MELHORIA

GESTÃO DE CRISE

A Valore está preparada para apoiar seus clientes com Projetos de Gestão de Crise trazendo alternativas para o Orçamento Empresarial com adequações aos Custos Gerenciais e criação de Cenários Alternativos para este momento de instabilidade econômica-financeira.

GERENCIAMENTO DE CRISE

Todas as organizações estão sujeitas a passar por situações de anormalidade e tensão, de maior ou menor intensidade. 


A questão é, sua empresa sabe o que é um Gerenciamento de Crise e como aplicá-lo?

O QUE É?

Trata-se de um planejamento de ações em um um processo que envolve todas as áreas da empresa e seus respectivos gestores visando minimizar, reduzir ou, se possível, eliminar os impactos causados por uma adversidade dentro da empresa, seja ela legal, social ou financeira. Assim, esse conjunto de ações bem executadas fará com que o negócio tenha o menor prejuízo financeiro possível.



GESTÃO DE CRISE

Todas as organizações estão sujeitas a passar por situações de anormalidade e tensão, de maior ou menor intensidade. 

A questão é, sua empresa sabe por onde começar e quais serão as melhores decisões a se tomar com seus recursos disponíveis?

SAIBA MAIS

Como agir com o Gerenciamento de Crise em sua empresa?
Conheça as principais ações.

AÇÕES DE CURTO PRAZO

1. ANÁLISE DO FLUXO DE CAIXA: 

  • Projeção do Fluxo de Caixa para os próximos 6 meses; 
  • Previsão de Vendas; 
  • Verificação das obrigações de entregas; 
  • Avaliação dos gastos: 
    • Contratos com fornecedores; 
    • Terceiros; 
    • Projetos. 

2. ENTENDIMENTO DO PREÇO MÍNIMO: 

  • Apuração correta dos gastos (custos e despesas); 
  • Cálculo do preço mínimo através do markup. 

3. DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO: 

  • Definição de canais / responsável; 
    • Montagem de Comitê para Gestão de Crises (Jurídico, Suprimentos, Operações, Comercial, Financeiro etc).

AÇÕES DE MÉDIO PRAZO

 1. ANÁLISE DE CENÁRIOS: 

  • Avaliação das tendências; 
  • Elaboração de cenários com alternativas. 

2. REVISÃO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO: 

  • Acompanhamento de Previsto x Realizado; 
  • Análises de possíveis contingências. 

3. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES: 

  • Preparação de treinamentos; 
  • Elaboração de procedimentos; 
  • Elaboração de Manual de Gestão de Crise.


Conheça 8 dicas para lhe ajudar no
Gerenciamento de Crise em sua empresa.

FIQUE ATENTO ÀS DICAS QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ!

Entenda o cenário

Em cenários de crise surge espaço para muitas especulações, boatos internos, além de informações desencontradas. O gestor precisa conhecer o que de fato está acontecendo para poder mitigar boatos e manter a equipe com a informação correta. 

Ter informações precisas é importante para fazer as correções necessárias, melhorar a tomada de decisão e orientar seus colaboradores da melhor forma possível — principalmente passando a segurança necessária para que eles desempenhem o seu papel.

Tome decisões com rapidez

Cuidado: há uma grande diferença entre ser ágil e ser apressado. No primeiro caso, ser ágil quer dizer conseguir responder uma situação a tempo de evitar prejuízos ou danos ao negócio, garantindo o bom funcionamento da empresa. 

Ser apressado é tentar solucionar uma situação com pressa, mas sem ter os mecanismos necessários para lidar com ela, o que aumenta os riscos de falhas e de piorar ainda mais o momento. Agir assim só estressará a sua equipe e aumentará a animosidade entre as pessoas.

Demonstre controle na gestão de equipes

Situações de crise podem desencadear momentos de caos, mas o líder não pode se deixar abater ou demonstrar perda de controle. Os colaboradores, mesmo que inconscientemente, se espelham nos líderes e esperam dele a calma necessária para lidar com as situações, ou seja, reunir as pessoas e recursos necessários para enfrentar o que vier. 

 O gestor pode não ter controle sobre a causa da crise, mas é certo de que ele tem controle sobre a resposta que dará a ela — demonstre que possui esse controle e passe segurança para a sua empresa.

Seja adaptável

Para superar uma crise é preciso estar preparado para se adaptar a uma nova realidade e para mudar os processos que vinham sendo utilizados. Além disso, às vezes a gestão de equipes inclui realizar mudanças na própria equipe. Quaisquer sejam as mudanças, mudar quase nunca é fácil. Por isso, quanto mais rápido o líder compreender a situação e se adaptar a ela, mais facilmente ele conseguirá enfrentar os impactos dessa mudança e encontrar uma solução eficiente para o negócio. 

Para isso, é importante que ele não se prenda apenas a uma estratégia. Mas que receba as informações, analise-as, simule cenários, consulte sua equipe e desenvolva planos de ação que possam ser utilizados no enfrentamento da crise.

Busque a inovação

Inovar é uma constante para qualquer negócio. Manter-se preso a antigos modelos de trabalho e com produtos que não trazem novidade faz com que os clientes percam interesse e busquem novas soluções em outros locais. 

Se em um cenário sem crise isso pode ter um impacto bastante negativo para uma empresa, imagine em um momento em que o consumidor está mais exigente e gastando menos? Por isso é que na crise a busca por diferenciais e inovações se torna ainda mais necessária.

Tenha um planejamento

Associado às adaptação e à inovação, procure estabelecer um plano, ao invés de trabalhar com ações isoladas, e definir metas claras e realistas que devem ser seguidas — claro que com a devida análise e ajustes, se assim for necessário. 

O planejamento irá te ajudar a se precaver de imprevistos, definir um caminho a ser seguido e ainda determinar as estratégias que a empresa adotará diante do novo cenário. O planejamento é uma ação que deve ser uma constante na rotina diária de uma empresa.

Lide com as expectativas

Os colaboradores criam expectativas quanto às ações que serão tomadas para resolução das dificuldades. 

Assim que tiver o planejamento, compartilhar a nova visão com a equipe é uma forma de lidar com essas expectativas, acalmar os ânimos dos funcionários e ainda motivá-los para que eles sigam exercendo bem as suas funções. Mesmo que o plano comunicado não agrade a todos, ele reduz especulações e transmite controle para o grupo. Deter um bom nível de controle da situação e manter a calma são imprescindíveis nessa situação.

Busque informações

Você percebeu que já repetimos a palavra informação algumas vezes ao longo deste artigo? Isso não foi à toa. As informações são importantes para a empresa em qualquer momento: para fazer uma promoção, para contratar um novo fornecedor, para mudar o equipamento, para determinar o posicionamento de mercado, para lidar com a concorrência, entre outras tantas situações. 

Em momentos de crise as informações são ainda mais importantes. Ao realizar uma análise da empresa é possível determinar onde cortar custos, para quais setores direcionar os esforços, quais estratégias usar, dentre outras. Crie mecanismos para que essas informações sejam geradas com precisão e circulem entre os funcionários.

O que você achou de nossas dicas?


CORONAVÍRUS (COVID-19)

Notícias sobre o Coronavírus no Brasil

Acompanhe o que os principais sites de notícias estão divulgando sobre o Covid-19.


RASTREADOR COVID-19
Veja em tempo real, pelo Rastreador da Microsoft ao lado a evolução do vírus Covid-19 no Brasil e no resto do mundo

Clique no mapa



Veja alguns de nossos artigos

A Valore Brasil é uma consultoria focada na busca por melhorias de resultado para o seu negócio.

O QUE É RPA (ROBOTIC PROCESS AUTOMATION)?

Um dos principais indicadores de aderência é o payback, esse termo é usado para dizer o tempo de retorno do valor investido na implantação do RPA, quanto maior a proximidade do processo com os itens discutidos acima, mais rápido será o payback. Em alguns casos esse indicador é de apenas alguns meses, depois do payback, todo o resultado da execução pelo robô é lucro, ou ainda melhor, disponibilizamos as pessoas para fazerem tarefas com maior valor agregado, como tomar decisões e criar coisas novas.

Também temos disponíveis no mercado muitas ferramentas de I.A. (Inteligência Artificial), quando um robô pensa e toma decisões. Essa é uma outra aderência que deve ser feita com critérios diferentes do RPA. Geralmente o resultado do RPA é mais rápido, pois ele não precisa do tempo de "aprendizado" tão necessário na I.A., por esse motivo também o RPA é mais limitado, ele não toma decisões, apenas executa tarefas repetitivas. Geralmente um projeto de RPA é executado antes de um projeto de I.A., pois os resultados obtidos no RPA facilitam o convencimento de um posterior projeto de I.A. 

JÁ PENSOU EM CONTROLADORIA PARA SUA EMPRESA DE PEQUENO E MÉDIO PORTE?

Grandes empresas possuem um setor de controladoria. Mas e as pequenas e médias empresas, quando devem implantar uma Controladoria?

CONHEÇA AS 5 DICAS DE OURO PARA CRIAR INDICADORES-CHAVE

Peter Drucher, considerado o “pai da Administração” diz que o que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Esta é uma verdade que trazem os gestores para a realidade dos negócios, afinal, é isso mesmo, não é possível saber o desempenho de um negócio se não existem métodos claros e determinados para avaliar os resultados obtidos.

SAIBA MAIS

Por que fazer mapeamento de processos por departamento é errado?

Saiba por que na visão do BPM é conceitualmente errado deixar para que os departamentos definam como devam ser os processos, acesse o texto completo aqui e veja em tópicos; o problema, a solução e as dificuldades para essa mudança da cultura organizacional.

SAIBA MAIS

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

O Orçamento Empresarial é quando há um planejamento com fim de apuração de ganho, despesas e investimentos que uma empresa pode ter em um determinado período, mais utilizado entre 1 a 3 anos futuros. Mas, o período pode variar de setor para setor.

Clique ao lado e veja algumas diretrizes para uma Política Orçamentária ou Orçamento Empresarial.

SAIBA MAIS

quem somos

A Valore Brasil é uma consultoria especializada com consultores altamente capacitados. Propomos soluções que geram valor com garantia e compromisso das melhores práticas de mercado. Prova disso são nossos inúmeros casos de sucesso.

Meu nome é Adiel Lima,

"Comecei a ajudar empresas a melhorarem seus sistemas de Gestão Empresarial após perceber que muitas vezes os empresários compravam sistemas de gestão complexos, mas não tinham seus indicadores bem definidos pela alta gestão. Não possuíam uma controladoria eficaz. Percebi que pequenas e médias empresas poderiam se beneficiar muito do nosso atendimento. Poder aplicar os mesmos indicadores que grandes empresas de capital aberto usam e conseguir dar mais segurança para o empresário tomar decisões estratégicas seguras, pautadas em dados e relatórios reais do seu negócio é o que nos move. Falamos a língua do empresário. Trazemos para situações práticas os conceitos de gestão usados nas melhores universidades do país graças ao nosso berço de conhecimento que foi a FEA USP-RP."
Diretor e Founder da Valore Brasil Consultoria em Melhoria de Processos e Delegado Regional ABPMP interior SP - Certificações em ITIL V3, OCEB pela OMG e CBPP em Gestão de Processos pela ABPMP Brasil.

Gestão financeira empresarial

+300 projetos
ATENDIDOS

+10

Anos DE MERCADO


+3.000

Processos MELHORADOS (BPM)


Brasil

ATENDEMOS Todo território nacional


Certificações

CERTIFICAÇÕES INTERNACIONAIS
PMP, CBPP e OCEB

Missão

Implantar melhorias através de BPM e CONTROLADORIA para ficarmos marcados na vida da empresa cliente.

Visão

Ser a consultoria mais indicada do estado de São Paulo por grandes transformações no resultado do negócio do cliente.

Valores

Mudança, Transparência e Meritocracia.

CLIENTES

Entre em contato com nossos clientes e pergunte sobre nós.
A transparência é a melhor ferramenta para uma boa parceria.

Depoimento:
Dr. Bel. José Roberto de Almeida Guimarães

"O projeto com a Valore Brasil possibilitou um maior envolvimento de toda equipe do Cartório na obtenção de resultados."

www.tabeliao.com.br

Gestão financeira empresarial

VAMOS TOMAR UM CAFÉ?

Gostaríamos muito de conversar pessoalmente e tirar todas as suas dúvidas sobre nossa metodologia, para que juntos possamos encontrar o melhor caminho para o SEU SUCESSO! 

Entre em contato e fale com um consultor. 

SEMPRE UM ESCRITÓRIO PERTO DE VOCÊ PARA MELHOR LHE ATENDER

NOSSOS ESCRITÓRIOS