EBITDA, NOPAT E LUCRO LIQUIDO, QUAL A DIFERENÇA?

Você sabe qual é a diferença entre esses importantes indicadores EBITDA, NOPAT e Lucro Líquido? Entenda quais são suas diferenças.

EBITDA

"Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization"

O EBITDA é um indicador financeiro com o objetivo de mostrar o resultado de caixa operacional de uma empresa. Muito utilizado pelas empresas de capital aberto, em operações de fusões e aquisições e pelos analistas de mercado.

A sigla corresponde a “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, ou seja, o lucro antes de se descontar: os juros, que são as despesas financeiras, os impostos (IR e CSLL) e a depreciação e amortização. No Brasil, também é conhecido como LAJIDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

O EBITDA não leva em conta os efeitos das despesas financeiras, os impostos e a depreciação e amortização por não serem caixa. Outro aspecto importante para a utilização do EBITDA está na padronização de comparação entre resultados de empresas de países diferentes. Pois, a legislação de tributação sobre a renda é diferente em cada país, então, o EBITDA mostra o resultado do negócio antes de aplicar a tributação sobre a renda e proporciona que cada um aplique a regra do imposto de seu país.

NOPAT

Net Operating Profit After Taxes

O NOPAT é um indicador financeiro que representa o lucro operacional de um negócio. A sigla NOPAT corresponde a 'Net Operating Profit After Taxes', ou seja, lucro operacional líquido após os impostos. Desta forma, o NOPAT é a receita líquida menos os custos e despesas operacionais, já incluindo a depreciação e os impostos sobre a renda.

O NOPAT retrata melhor a realidade do resultado de uma empresa do que o EBITDA, pois o NOPAT já subtrai a depreciação. Nas empresas que dependem de máquinas e equipamentos, a depreciação irá considerar o valor econômico necessário para a reposição do bem. Além de também subtrair o imposto sobre a renda, já que se a empresa deu lucro ela certamente não poderá contar com essa parte do resultado.

LUCRO LÍQUIDO

LUCRO LÍQUIDO ou LL é um conceito mais difundido e conhecido. Ele é mais objetivo, pois é um indicador do resultado contábil final de uma empresa. O lucro líquido já estará subtraído das despesas financeiras, dos impostos sobre a renda e da depreciação e amortização. Desta forma, ele mostrará o que realmente gera uma empresa, já considerando todas suas obrigações.

O lucro líquido é, portanto, o ganho que se obtém depois de realizar os descontos correspondentes. Trata-se do lucro concreto que o indivíduo ou a empresa recebe em mãos.

Temos um vídeo que explica a diferença entre os três:

https://www.youtube.com/watch?v=A2SoJDLoK1c

Artigos Relacionados

quem somos

A Valore Brasil é uma consultoria especializada com consultores altamente capacitados. Propomos soluções que geram valor com garantia e compromisso das melhores práticas de mercado. Prova disso são nossos inúmeros casos de sucesso:

+20

Anos

Experiência profissional, acadêmica e certificações da equipe internacionais. Com mais de 20 anos de atuação.

+300

Clientes Atendidos

Mais de 300 clientes já atendidos em todo território nacional.

Brasil

Todo território nacional

Atendemos em todo território nacional, os 26 estados e Distrito Federal.

+1000

Processos Mapeados

Mais de 1000 processos já mapeados.

CLIENTES

Entre em contato com nossos clientes e pergunte sobre nós.
A transparência é a melhor ferramenta para uma boa parceria.

Fale conosco:

Agende um café com um de nossos consultores.

Contatos:

controladoria@valorebrasil.com.br
Ribeirão Preto - SP