
DIGNÓSTICO KPIS
Relatório histórico (12 meses) com os principais indicadores que direcionam o Resultado do Negócio.
FASE 1 DA IMPLANTAÇÃOA metodologia exclusiva desenvolvida pela Valore Brasil se baseia em quatro pilares:
Relatório histórico (12 meses) com os principais indicadores que direcionam o Resultado do Negócio.
FASE 1 DA IMPLANTAÇÃOCom meritocracias ligadas aos responsáveis pelos KPIs para melhoria do resultado da empresa.
FASE 2 DA IMPLANTAÇÃOCom o Previsto vs. Realizados dos KPIs para mensurar o desempenho da empresa.
PROCESSO DECISÓRIOGerados nas reuniões mensais servem para melhorar os KPIs que estão abaixo das metas.
MUDANÇA»Entenda o negócio.
»Enxergue o importante.
»Saiba como medir.
»Construa a *Árvore de KPIs.
»Analise a relação entre os indicadores.
*veja o modelo da Árvore de Indicadores logo abaixo.
»Verifique o histórico.
»Transforme dados em
informações relevantes.
»Analise as informações.
»Faça tendências.
»Identifique os “gaps”.
»Analise a estratégia da
empresa.
»Verifique o histórico.
»Extrapole os valores.
»Verifique o “SMART”.
»Teste as possibilidades.
»Verifique os impactos
das metas.
»Defina os responsáveis
para cada indicador (Donos
dos KPIs).
»Obtenha apoio da alta
direção.
»Deixe claro a recompensa
com base nas metas.
»Elabore o plano de
desenvolvimento por Dono KPI.
»Faça o plano por etapas
(*P.A.C.A.).
»Mostre mensalmente a
evolução da equipe.
»Acompanhe os resultados produzidos pelo time.
*P.A.C.A.: Produzir | Analisar Compilar | Apresentar
»Faça o acompanhamento
de perto e periódico.
»Identifique os “gaps”.
»Entenda onde estão as
diferenças priorizando as de
maior relevância.
»Sempre levante opções
para tomada de decisão.
»Use as informações
analisadas e avalie as
opções levantadas pela
equipe.
»Avalie se existem informações
desnecessárias (e deixe de
tê-las).
»Faça o acompanhamento
de perto e periódico.
»Deixe o Dono do KPI ser o
responsável pelas ações.
»Priorize as ações.
»Melhore sempre o plano.
»Comunique os resultados.
É importante construir uma árvore de indicadores, colocando no topo dessa árvore o principal indicador que se deseja mensurar. Ele deve estar ligado às metas do Presidente / CEO e refletir a saúde financeira da empresa. Alguns bons exemplos são o EBITDA, o Lucro Líquido e até mesmo o Valor Econômico Adicionado (EVA).
Em seguida, deve-se desdobrar esse indicador, vinculando-o aos indicadores operacionais e de processos. Nenhum indicador deveria existir se não estiver de alguma forma contido nessa árvore, em uma relação de causa e efeito.
Dessa forma, começa-se a ter clareza do impacto dos principais processos no resultado econômico-financeiro da empresa e se pode direcionar esforços, focando no que realmente importa. Por exemplo:
• Qual o impacto financeiro em se reduzir as perdas em 1%?
• Quanto ganharemos se aumentarmos a produtividade de uma determinada área em 5%?
Assim como as pessoas ganham maturidade ao passar do tempo, empresas também tem seu grau ou nível de maturidade, só que aplicado à gestão.
O grande segredo para alcançar maturidade seja na vida pessoal ou profissional é não pular fases de aprendizados e experiências e as empresas não são diferentes.
Avaliamos a maturidade da empresa sempre referentes aos principais indicadores:
• Existência de Dono do KPI;
• Nível da base de dados;
• Existência metas definidas;
• companhamento de Previsto vs Realizado.
Todo mundo quer ser reconhecido. Quando esse reconhecimento vem pela profissão, a motivação em relação à empresa sobe e, naturalmente, o engajamento aumenta.
Percebemos que uma forma de colocar esse conceito em prática é envolver o colaborador diretamente na realização das metas da empresa. Uma vez definidos os KPIs, eles deverão sem medidos e atrelados a uma meta definida pela empresa, onde esse profissional ficará responsável por manter o indicador atualizado, apresentá-lo todo mês à direção da empresa, checar os desvios e desenvolver ações para buscar a meta estipulada.
Nada mais justo, portanto, que o responsável por esse indicador seja recompensado, caso o resultado seja melhorado. É a própria definição da meritocracia, na prática.
Basicamente é possível mensurar qualquer atividade que gere números ou valores para você. A questão é descobrir quais são os indicadores de desempenho mais importantes para não perder tempo acompanhando os que são pouco relevantes.
De forma a manter o ritmo e o foco na metodologia para concentrar esforços no momento correto, somente depois de conseguir medir os indicadores-chave é que poderemos avançar para a próxima etapa do Plano de Metas.
Caso não seja possível medir determinado indicador nesse momento inicial, é necessário que seja elaborado um Plano de Ação, com responsável e prazo para obtenção dessa medição.
"Comecei a ajudar empresas a melhorarem seus sistemas de Gestão Empresarial após perceber que muitas vezes os empresários compravam sistemas de gestão complexos, mas não tinham seus indicadores bem definidos pela alta gestão. Não possuíam uma controladoria eficaz.
Percebi que pequenas e médias empresas poderiam se beneficiar muito do nosso atendimento. Poder aplicar os mesmos indicadores que grandes empresas de capital aberto usam e conseguir dar mais segurança para o empresário tomar decisões estratégicas seguras, pautadas em dados e relatórios reais do seu negócio é o que nos move. Falamos a língua do empresário. Trazemos para situações práticas os conceitos de gestão usados nas melhores universidades do país graças ao nosso berço de conhecimento que foi a FEA USP-RP."
Diretor e Founder da Valore Brasil Consultoria em Melhoria de Processos e Delegado Regional ABPMP interior SP - Certificações em ITIL V3, OCEB pela OMG e CBPP em Gestão de Processos pela ABPMP Brasil.
Implantar melhorias através de BPM e CONTROLADORIA para ficarmos marcados na vida da empresa cliente.
Ser a consultoria mais indicada do estado de São Paulo por grandes transformações no resultado do negócio do cliente.
Mudança, Transparência e Meritocracia.
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A transparência é a melhor ferramenta para uma boa parceria.
"O projeto com a Valore Brasil possibilitou um maior envolvimento de toda equipe do Cartório na obtenção de resultados."
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